Membro do Centro de Investigação em Políticas e Sistemas Educativos (CIPS), integrado no Instituto de Investigação e Estudos Avançados (INDEA) do IPLeiria, e responsável pela linha de investigação em Liderança, direção e autonomia das escolas.
2011-2013 Membro do grupo de investigação do projeto ACCEDES: El acceso y el éxito académico de colectivos vulnerables en entornos de riesgo en Latinoamérica. Projeto que visa favorecer os processos de acesso, retenção e apoio nas instituições de Ensino Superior de grupos de estudantes considerados em risco, promovendo o intercâmbio de experiências que permitam aumentar a presença, permanência e graduação de grupos com défices sociais ou culturais. Instituições participantes no projeto: Universidade Autónoma de Barcelona (Espanha); Instituto de Investigación y Desarrollo Educacional (IIDE) da Universidade de Talca (Chile); Pontificia Universidad Católica Argentina “Santa María de Los Buenos Aires” (Argentina); ESC Rennes School of Business (França); Universidad Católica Boliviana “San Pablo” (Bolívia); Universidad Juárez Autónoma de Tabasco (México); Universidad “Carlos Rafael Rodríguez” de Cienfuegos (Cuba); Universidad Católica Nuestra Señora de la Asunción – Unidad Académica de Carapeguá (Paraguai); Universidad de Los Andes (Venezuela); Pontificia Universidad Catolica del Peru (Perú); Universidad ORT Uruguay (Uuguai); Universidad Degli Studi di Bérgamo (Itália); Instituto Tecnológico de Santo Domingo (República Dominicana); Universidad de Costa Rica (Costa Rica); Universidade Federal de Minas Gerais (BRASIL); Instituto de Estudios Interétnicos (Guatemala); Instituto de Investigación, Innovación y Estudios de Posgrado para la Educación [IIIEPE] (México), Universidad del Tolima (CColómbia), Universidad Veracruzana (México), Universidad Nacional Autónoma de Nicaragua, Managua – UNAN (Nicarágua), Universidade Paulista (Brasil); Instituto Politécnico de Leiria (Portugal).
2011-2013 Membro do grupo constituído por representantes dos institutos politécnicos de Bragança, Castelo Branco, Leiria, Portalegre, Setúbal, Viana do Castelo e Viseu e das universidades do Minho e do Porto, que elaborou o estudo O impacto dos institutos politécnicos no desenvolvimento regional.
2011-2013 – Rede de Apoio à Gestão Educativa (RedAGE). Membro, representante de Portugal, da Rede de Apoio à Gestão Educativa (RedAGE), www.redage.org, projeto de intervenção e investigação que envolve os países latino-americanos de língua portuguesa e espanhola, coordenado pelo Prof. Joaquín Gaírin Sallan, da Universidade Autónoma da Catalunha.
2010/2011 – Guião para a elaboração de Projectos Educativos. Projeto resultante de uma parceria entre a Agência Nacional para a Qualificação (ANQ) e a Associação Nacional das Escolas Profissionais. O grupo de projeto integrou consultores e peritos de várias áreas tendo colaborado como especialista da área das Ciências da Educação.
2010 – A Relação IPL-Comunidade. Coordenou o grupo de investigação, no âmbito do Centro de Investigação em Políticas e Sistemas Educativos (CIPSE). O estudo acabou por se integrar no projeto O impacto dos institutos politécnicos no desenvolvimento regional, por visar objetivos semelhantes.
2009 – Mestrado em Investigação em Educação. No âmbito das relações de cooperação entre o IPL e a Universidad de Extremadura, coordenou o grupo de trabalho do IPL que, conjuntamente com um grupo daquela universidade, organizou um programa de mestrado em Investigação em Educação, a ser acreditado nos dois países e a ser realizado em estreita parceria, com o objetivo de estabelecer uma linha consistente de cooperação entre as duas instituições, quer em termos de docência, quer na promoção de investigação conjunta.
2006-2009 – Líderes e lideranças em escolas portuguesas. Trajectos individuais e impactos organizacionais. Investigação conducente à obtenção do grau de doutor, Universidad de Extremadura.
2006 – Gestão e liderança nas escolas portuguesas. A emergência de novos líderes entre a conformidade e a inovação. Investigação conducente à obtenção do Diploma de Estúdios Avanzados, Universidad de Extremadura.
2004-2005 – Curso de qualificação para o exercício de outras funções educativas – Área de organização e desenvolvimento curricular. (Ilha do Fogo, Cabo Verde). Coordenou o grupo de trabalho que elaborou a proposta de organização e desenvolvimento do curso.
2003 – Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Kwanza Norte. Integrou o grupo de trabalho constituído por representantes do IPL e do Governo provincial do Kwanza Norte (Angola) e supervisionou a organização e funcionamento do ano zero, que funcionou na capital da província, Ndalatando.
2002 – Curso Experimental de Formação de Professores. Coordenou o grupo de trabalho que estudou a organização do curso, em cooperação com o Instituto Pedagógico de Cabo Verde
2000-2002 – Curso de formação para docentes do Instituto Pedagógico de Cabo Verde. Coordenou o grupo de trabalho que organizou o curso, que permitiu qualificar como licenciados 24 professores bacharéis daquela instituição e que constituiu a primeira grande ação de cooperação do IPL com os PALOP.
1999 – As escolas profissionais e as empresas. Projeto de investigação que visou aprofundar o conhecimento sobre a ligação entre as escolas que formavam os diplomados e as empresas que os admitiam como estagiários e/ou como profissionais.
1997-99 – Projeto: EURVC- European Regional Vocational Counselling, no âmbito do Progama Leonardo da Vinci. Parceiros: Sudurnes Comprehensive Community College (Islândia), Escola Profissional de Leiria (Portugal ), FOF Learning Boutiques (Dinamarca). O Projeto EURVC visou formar uma rede de conselheiros vocacionais e de emprego a nível regional e a produção de material de consulta sobre cada uma das regiões onde estavam inseridos os parceiros do projeto, documentação que servisse de base informativa para realizar o matching entre oferta e procura.
1990 – 1991 – Carta Escolar do concelho de Leiria. Participação no grupo de trabalho do Gabinete de Estudos e Planeamento do Ministério da Educação que elaborou a primeira Carta Escolar do concelho de Leiria e no grupo de trabalho da Direção Regional de Educação do Centro do Ministério da Educação, que elaborou os estudos preliminares da Carta Escolar do concelho de Leiria, documento pioneiro em Portugal no período em que se iniciaram os primeiros estudos conducente à cartografia educativa dos municípios portugueses.
1987 – Comparação de resultados de aprendizagem entre alunos oriundos do ciclo preparatório TV e alunos oriundos do ciclo preparatório directo. O estudo visou comprovar se os resultados dos alunos que frequentavam o 3.º ciclo do ensino básico e que tinham frequentado o ciclo preparatório TV (telescola) tinham melhores ou piores resultados do que os que tinham frequentado o ciclo preparatório direto e quais as perceções dos professores do 3.º ciclo sobre os resultados daqueles alunos.
1985 – A national survey on portuguese elementary social studies curriculum, investigação conducente à obtenção do grau de mestre, Boston University.